São resultados do processo de construção do PPP:

  • A definição dos marcos teóricos transversais do LADIS;

  • A definição do contexto axiológico das pesquisas;

  • A construção dos Eixos de Pesquisa.

O que é um Projeto Político-Pedagógico?

O PPP - Projeto Político Pedagógico é, de maneira muito simples e direta, uma peça de planejamento estratégico. O foco PPP está em seu processo de construção e não apenas em seu produto final. Seu processo está fundado em algumas premissas, deste elas destaca-se que:

 

  • O PPP é um processo contínuo, e seu resultado é vivo, visto que depende da permanente revisita, reflexão a partir da ação. Seu acompanhamento deve considerar a incorporação de novas contribuições, a promoção de avaliação continuada e a implementação de adaptações e ajustes periódicos. Neste sentido, o PPP é um processo efetivamente adaptativo.

 

  • O processo de construção do PPP é, necessariamente, coletivo, plural, horizontal, fortemente apoiado no princípio da transparência.

 

  • O processo de construção do PPP deve propiciar o aprendizado de todos os envolvidos, em um ambiente de fomento ao desenvolvimento de cada participante e, consequentemente, do coletivo.

Compreender cada um dos termos que compõe o PPP auxilia a entender suas principais características, enquanto peça de planejamento:

 

  • Projeto porque é construído na perspectiva do planejamento, partindo de diagnóstico, passando pela definição de visões de futuro, metas, atividades e responsabilidades.

 

  • Político porque está relacionado ao convívio e à interface com a sociedade, considerando a pluralidade e as diferenças dos sujeitos fundada em uma série de posicionamentos, paradigmas e valores.

 

  • Pedagógico porque traz as vivências educativas, os processos de ensino-aprendizagem explicitando a intencionalidade pedagógica e sua relação com a concepção de mundo, de sociedade, de educação e de sujeitos que se pretende envolver na ação-reflexão-ação.

O PPP pode ser construído a partir de 3 marcos articulados:

  • Marco Conceitual - Reflexões a partir das bases teóricas e conceituais sob as quais se apoiam as atividades em curso e as em planejamento. Aponta os princípios, as diretrizes, os significados e sentidos coletivos do vivido e daquilo que se constrói em busca da sociedade desejada.

  • Marco Situacional - Leitura crítica da realidade em seu contexto territorial e/ou organizacional, das atividades e produção.  

  • Marco Operacional - Definição de metas e construção de um plano de ação, que deve ser continuamente revisitado, em diálogo permanente e dinâmico com os demais marcos.

Por que um PPP para um laboratório científico?

Um laboratório científico é, em essência, um espaço para a construção coletiva do conhecimento. Desse modo, para o LADIS, o processo do PPP é também uma oportunidade de criar e fortalecer sua identidade enquanto um espaço educador comunitário, participativo, inclusivo, de cooperação e co-produção de conhecimentos. ​ Demarca-se assim a importância de consolidar uma ciência comprometida com a função social e seu fazer educativo cotidiano.

Para que esse processo coletivo ocorra, é necessário reconhecer e valorizar o lastro composto pela diversidade de formações, trajetórias, tempos e experiências plurais aportadas, por meio de cada colaborador ao laboratório. 

O PPP, portanto, é entendido pelo LADIS como meio que fortalece a dimensão da construção coletiva do conhecimento, na medida em que potencializa relações interpessoais entre os colaboradores, essenciais para o sucesso de qualquer trabalho científico coletivo que se proponha a inovar e cumprir suas funções sociais

Por ser um processo-documento vivo que permite incorporar tal diversidade, a partir de uma rede interna de constantes e intensos aprendizados, valorizando o indivíduo sem perder a visão da prevalência do coletivo, pode oferecer um horizonte alternativo para a prática científica.

O processo de construção do PPP do LADIS

O processo de construção do PPP do LADIS foi iniciado em janeiro de 2020, como forma de dar materialidade às discussões sobre o planejamento científico do laboratório de médio e longo prazos.

O processo, facilitado pela pesquisadora Maria Henriqueta Andrade Raymundo, vem sendo construído de maneira coletiva e horizontal, a partir das contribuições, vivências, saberes, expectativas e demandas dos integrantes do laboratório, em um processo de permanente diálogo e fomento ao aprendizado.

Pode-se afirmar que o PPP é o CORAÇÃO DO LADIS, uma vez que dele partem todas as reflexões sobre a essência do laboratório, além de estabelecer os horizontes científicos de base para as pesquisas de todos os colaboradores.

Estima-se que a primeira versão do PPP-LADIS esteja concluída em agosto de 2021. Salienta-se, porém, que o PPP precisa ser vivo e adaptativo, ou seja, está em constante avaliação e refinamento.

Facilitação do processo

Referências

36591847_2428884953792129_68259826544253

Maria Henriqueta Andrade Raymundo