O Laboratório
LADIS
Laboratório de Análises e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade
Divisão de Impactos, Adaptação e Vulnerabilidades - DIIAV
Coordenação-Geral de Ciências da Terra - COGCT
INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS - INPE
Eixos de Pesquisa do LADIS
Para o desenvolvimento de iniciativas de síntese a partir de construção de indicadores, o LADIS se lastreia em 2 eixos teóricos fundamentais: "Resiliência de Sistemas Socioecológicos" e "Governança e Políticas Públicas". Esses eixos são articulados a partir da lente de capacidade adaptativa, conceito que permite identificar, detalhar e propor processos integrativos focados em soluções concretas para problemas para a sociedade.
Ciências Sociais
HÍBRIDOS DE CONHECIMENTO
Eixo
Governança e Políticas Públicas
Eixo
Resiliência de Sistemas
Socioecológica
Ciências Naturais
Para tal, o LADIS traz no bojo de suas discussões e atividade, um eixo interno e transversal - se preocupa com a compreensão do fazer científico a partir do reconhecimento das bases ontológicas, epistemológicas e axiológicas, de forma a garantir a consciência dos limites das análises geradas e dos processos construídos. Embora complementar, este eixo oferece as bases para processos transparentes e que incorporem o aprendizado contínuo de pesquisadores e colaboradores.
Estes dois eixos – interdisciplinares em sua essência – se organizam a partir da articulação de abordagens epistemológicas múltiplas, de forma a oferecer suporte para a compreensão e intervenção em uma realidade complexa, multidimensional e dinâmica.
O laboratório desenvolve, como aplicações, produtos baseado em indicadores cujos pressupostos estejam ancorados na lógica de síntese, alinhadas à enquadramentos transdisciplinares. Apoiam os produtos aplicados do laboratório pesquisas de bases, ancoradas nos temas dos eixos e suas interfaces com questões filosóficas e epistemológicas relativas ao antropoceno
A amplitude dos eixos baseia-se no reconhecimento da importância de abordagens híbridas e menos purificadas para a análise de fenômenos da realidade. Ou seja, considerando o espectro definido pelos polos Natureza (domínio das coisas inatas) e Sociedade (domínio da ação humana), o LADIS busca posicionar-se em uma região intermediária – híbrida – compreendendo os fenômenos da interface ambiente-sociedade como essencialmente híbridos e que, desta forma, demandam abordagens múltiplas, integrativas, porém ontologicamente coerentes.
É neste contexto que os dois eixos de pesquisa se estruturam e buscam ocupar o seu lugar.
Interdisciplinaridade e ODS
A interdisciplinaridade essencial à estruturação dos eixos de pesquisa se reflete na matriz de aderência dos projetos do portfólio do LADIS em relação aos ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.
Embora tal caracterização seja dinâmica, a figura abaixo ilustra os ODS com mais aderência considerando o atual perfil científico do laboratório.