Referências

LATOUR, B. Jamais fomos modernos: ensaio de antropologia simétrica. São Paulo: Editora 34, 1994.

Eixos de Pesquisa do LADIS

Eixos%20de%20Pesquisa%20LADIS__edited.jp

Para o desenvolvimento de iniciativas de síntese a partir de construção de indicadores, o LADIS se lastreia em 2 eixos teóricos fundamentais: "Resiliência de Sistemas Socioecológicos" e "Governança e Políticas Públicas". Esses eixos são articulados a partir da lente de capacidade adaptativa, conceito que permite identificar, detalhar e propor processos integrativos focados em soluções concretas para problemas para a sociedade.

híbridos.jpg

 

 

 

 

 

Estes dois eixos – interdisciplinares em sua essência – se organizam a partir da articulação de abordagens epistemológicas múltiplas, de forma a oferecer suporte para a compreensão e intervenção em uma realidade complexa, multidimensional e dinâmica.

 

A amplitude dos eixos baseia-se no reconhecimento da importância de abordagens híbridas e menos purificadas para a análise de fenômenos da realidade. Ou seja, considerando o espectro definido pelos polos Natureza (domínio das coisas inatas) e Sociedade (domínio da ação humana), o LADIS busca posicionar-se em uma região intermediária – híbrida – compreendendo os fenômenos da interface ambiente-sociedade como essencialmente híbridos e que, desta forma, demandam abordagens múltiplas, integrativas, porém ontologicamente coerentes.

 

É neste contexto que os dois eixos de pesquisa se estruturam e buscam ocupar o seu lugar.

Ciências Sociais

HÍBRIDOS DE CONHECIMENTO

Eixo

Governança e Políticas Públicas

Eixo

Resiliência

Socioecológica

Ciências Naturais

Para tal, o LADIS traz no bojo de suas discussões e atividade, um eixo interno e transversal - se preocupa com a compreensão do fazer científico a partir do reconhecimento das bases ontológicas, epistemológicas e axiológicas, de forma a garantir a consciência dos limites das análises geradas e dos processos construídos. Embora complementar, este eixo oferece as bases para processos transparentes e que incorporem o aprendizado contínuo de pesquisadores e colaboradores.